Hoje vamos falar sobre um conjunto de passos que podemos executar para sistematizar qualquer negócio e eleva-lo ao nível que pretende.

A organização e gestão de uma empresa requer muita atenção por parte de quem a gere! Desta forma é necessária uma coordenação entre departamentos e delinear um conjunto de sistemas que possam FUNCIONAR BEM entre si! Olear esses sistemas é o passo seguinte.

Estimado(a) leitor(a), vamos então debruçar-nos sobre 6 Passos que conduzem  a um aumento de RESULTADOS para a sua Empresa:

1º) Passo – Controlo.

Podemos verificar 4 níveis de controlo essenciais para fundar os pilares de qualquer negócio:

Controlo do DESTINO.
Sim, falo do Destino, no sentido em que temos um ponto de partida e outro de CHEGADA! Onde quer chegar com a sua Empresa? Quais os objectivos que quer alcançar?

Controlo FINANCEIRO.

Esta sempre foi uma área muito DELICADA para qualquer Empresário(a), pois alguns não possuem relatórios suficientes que mostrem os números reias, não somente os existentes mas também os previsionais em determinados sectores.

Controlo do TEMPO.

Separar o que é URGENTE do que é IMPORTANTE requer TREINO! A nossa agenda deve-se movimentar segundo um planeamento de acordo com os nossos objectivos pois o TEMPO é o ACTIVO + PRECIOSO de qualquer EMPRESA!

Entrega CONSISTENTE.

Ser consistente na forma como satisfazemos os nossos clientes e entregamos os nossos serviços e produtos, parte do princípio de algumas regras elementares dessa mesma entrega. Cumprir sempre o que é prometido!

2º) Passo –  Nicho.

As empresas estão vocacionadas para servir um determinado público alvo ou públicos alvo. Uma fatia de mercado que cabe a essas empresas, onde procuram diferenciar-se face à concorrência para que fidelizem o seu NICHO.
Desta forma uma marca deve apresentar a sua Proposta Única de Venda – PUV, com um conjunto de factores únicos que a caracterizam. Igualmente é importante mostrar uma GARANTIA de produto ou serviço para chegar a um grau maior de fidelização.

3º Passo – Alavancagem.

Neste passo vamos utilizar uma “alavanca” para transpormos uma área ou áreas que necessitam de maior correcção e atenção.
As áreas mais significativas para operar essa alavancagem são:

. Pessoas e Formação.

. Sistemas e Tecnologia.

. Entrega e Distribuição.

. Financeira e Testar e Medir.

4º Passo – Equipa.

Os Recursos Humanos de uma empresa muitas vezes apresentam alguns desafios, quer no Recrutamento e Selecção quer também na manutenção da própria Equipa seguindo um rumo de estabilidade.

Colocar as PESSOAS CERTAS na empresa é o sonho de todos os empresários. Mas existem formas práticas de seleccionar essas pessoas e de manter a direcção alinhada onde a participação da Equipa cresce.

5º Passo – Sinergia.

As Sinergias resultam de uma máquina empresarial bem oleada, onde TODOS rumam na mesma direcção e a soma das partes é MAIOR que o TODO! Num exemplo prático, 2 + 2 também podem ser 5!

A equipa nesta fase já se encontra bem alinhada entre si! E a produtividade na empresa atinge um grau elevado.

6º Passo – Resultados.

A última parte da escadaria do SUCESSO da Empresa são realmente os RESULTADOS, pois é o culminar do esforço optimizado e traduzido em superação e crescimento. Aqui existe a possibilidade de aumentar a estrutura da Empresa, expandir em novas delegações ou mesmo internacionalizar-se.

Os Empresários pensam sempre na obtenção dos Resultados, mas há que preparar uma Empresa com BONS Alicerces para que esta possa desenvolver-se e CERSCER! Recomendo a utilização destes passos para FORTALECER esse crescimento.

Dia 06 de Dezembro vou falar desta temática no Workshop “6 Passos para um Negócio Melhor”   https://6passos1negociomelhor.eventbrite.pt

Sinta-se convidado(a) a partilhar a sua experiência connosco.

Agradeço desde já os seus comentários. Pode endereçar os mesmos para: heldergoncalves@actioncoach.com

Continuação de uma EXCELENTE semana com EXCELENTES Negócios!

Leia AQUI outros artigos do autor

 

Partilhar: