Numa Empresa, o activo mais precioso é o CAPITAL HUMANO, pois 80% dos Negócios, são formados por PESSOAS!

Tocando neste ponto, podemos observar as “lutas” que os gestores têm para equilibrar os pratos da balança!

O que MOVE os seus Colaboradores? Como motivá-los?

No meu trabalho como Coach de Negócios, costumo utilizar as 6 Chaves para uma Equipa Vencedora, que passo a descrever:

1). Forte Liderança.

Uma liderança forte não é hitelariana, antes pelo contrário, é baseada na democracia e auscultação das diversas opiniões ENTRE TODOS! O líder deve ser INSPIRADOR! O Colaborador deve sentir segurança e vir até ele por vontade própria e acreditar nele!

2). Objectivos em Comum.

Comunicar é colocar em COMUM! É uma linguagem simples! Ao existir um conjunto de objectivos definidos e partilhados por todos, em que os seus Colaboradores se identificam, torna-se mais fácil percorrer o caminho. E estão TODOS a remar no MESMO SENTIDO!

3). Regras do Jogo.

Qualquer Organização ou Empresa, necessita de REGRAS para funcionar em pleno, certo? A partir destas regras, por exemplo, incluídas em Manuais de Procedimentos da empresa, a sua Equipa sabe o que seguir e como fazê-lo!  Mas necessita de ser formada para que tal aconteça. Por isso mesmo as regras devem ser claras, logo desde o inicio, para facilitar todo o processo produtivo.

4). Plano de Acção.

Para atingirmos determinadas metas é importante traçar um Plano de Acção, que defina mais uma vez os passos certos que vamos dar! A caminhar no escuro sem uma lanterna não se encontra a saída!
Com os meus clientes desenvolvemos Planos a 90 Dias, para estarem focados nas estratégias que definiram antemão, estabelecendo assim acções concretas a completar.

5). Apoio ao Risco.

A sua Equipa é incentivada a participar na gestão da empresa, oferecendo soluções e sugestões?

O apoio ao risco, e acreditar em determinadas ideais, pode estimular as pessoas que trabalham consigo a ficarem mais ligadas à empresa e contribuírem para a inovação da mesma!
Todos os Negócios apresentam o seu risco! Há que apoiar ideias válidas para que TODOS se sintam mais integrados, resultando em GRANDES APRENDIZAGENS para a Equipa.

6). Envolvimento e Inclusão a 100%.

100% é uma percentagem interessante!
Uma Equipa altamente alinhada é estimulada à participação, ao encontro e interacção. A reunificação de uma Equipa, pressupõe que o líder dê LUGAR a TODOS! Onde TODOS são IMPORTANTES para o BEM COMUM da Empresa!

Dia 17 de Novembro no AIA – Autódromo Internacional do Algarve, vamos dar destaque a esta matéria no evento ActionMEETING: http://www.actioncoachportugal.pt/actionmeeting/

Está convidado(a) a participar e partilhar connosco as suas APRENDIZAGENS!

Continuação de uma EXCELENTE semana com EXCELENTES Negócios!

 

Artigo relacionado: A força da diferenciação 

 

Partilhar: