No concelho de Lagos, numa das suas zonas mais emblemáticas, num espaço situado entre a Ponta da Piedade e a praia do Canavial, está a desenvolver-se a 1ª fase de uma intervenção de requalificação.

De acordo com a Câmara local, pretende-se proceder à “qualificação, definição e hierarquização de caminhos e percursos (o que permitirá reduzir drasticamente o pisoteio indiscriminado que ocorre actualmente, e que contribui para a degradação do espaço), promovendo também o ravinamento de algumas áreas.”

Em comunicado, a autarquia refere que os percursos mais estreitos e mais pequenos de aproximação à arriba serão somente pedonais, sobretudo por razões de segurança, enquanto os principais poderão ser cicláveis.

Em dois pontos do percurso de cerca de 2 quilómetros “serão implantadas áreas de Estadia/ Mirantes, construídas em madeira, sobrelevadas do solo e onde existirão painéis com informação cultural, histórica e natural sobre a área de intervenção.”

A empreitada foi adjudicada pelo montante de 193 mil euros, sendo que parte substancial da verba será co-financiada pelo Programa CRESC 2020. O restante montante ficará a cargo da Câmara de Lagos e também da empresa Cascade, SA, parceira nesta intervenção.

Esta empreitada deverá ficar concluída no último trimestre deste ano, seguindo-se, em 2018, a 2ª fase desta intervenção, que irá da Ponta da Piedade até à praia D. Ana.

Partilhar: